Ciência Aberta, Direitos de Propriedade Intelectual e Autoria Colaborativa
A Multidimensionalidade da Ciência Contemporânea

Sinopse
A obra Ciência Aberta, Direitos de Propriedade Intelectual e Autoria Colaborativa: a multidimensionalidade da Ciência Contemporânea aborda um tema inovador e emergente da ciência moderna. É resultante da Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), somando-se as experiências acadêmicas resultantes do Doutorado Sanduíche no DataONE Project na University of Tennessee, Knoxville, Estados Unidos e do aprimoramento científico durante o Pós-Doutorado em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), totalizando 6 anos de intensa pesquisa na área. Aponta para o conceito guarda-chuva da Ciência Aberta representada por diferentes dimensões, enfatizando as novas práticas científicas da e-Science e reconfiguração dos Direitos de Propriedade Intelectual vigentes. Apresenta questões que vão além dos Direitos de Propriedade Intelectual alicerçado no paradigma econômico proprietário e desponta para a nova acepção de Autoria Colaborativa na Ciência Aberta.
Capítulos
- 1 – Percurso Metodológico
- 2 – Quarto Paradigma Científico
- 3 – Modelos de Publicações Científicas
- 4 – Modelagem Tecnológica para o Gerenciamento de Dados Científicos
- 5 – Repensar os Direitos de Propriedade Intelectual frente às Tendências Contemporâneas da e-Science
- 6 – Diretrizes Internacionais Político-normativas da Ciência Aberta
- 7 – Status da Autoria na Ciência Aberta
- 8 – Acepções do Modelo Emergente da e-Science: Recompensa Autoral e Autoralidade Colaborativa
- 9 – Enigma Desvendado: Autoralidade Colaborativa na Ciência Aberta
- 10 – Modelo Conceitual de Autoralidade Colaborativa da Ciência Aberta
O desvendar inicial aponta para o redirecionamento de dois paradigmas: o quarto paradigma científico preconizando a mudança na comunicação científica orientada à pesquisa colaborativa com dados científicos e o paradigma proprietário que pressupõe um redirecionamento dos Direitos de Propriedade Intelectual vigentes para uma cultura colaborativa do commons pressupondo que os bens intelectuais, tais como dados de pesquisa, sejam de acesso aberto e público.
Os padrões de autoralidade colaborativa estabelecidos no modelo conceitual são recomendados e preveem requisitos mínimos de conformidade. Para essa conformidade será necessário seguir as diretrizes nas práticas de pesquisa da Ciência Aberta.