A prova escrita é uma das exigências dos programas. É sobre assuntos específicos à área de atuação e linhas de pesquisa. Investigue como é o formato da prova (subjetiva ou objetiva). Alguns programas disponibilizam a bibliografia recomendada. Atente para regras de redação e ortografia.
- O projeto de pesquisa 📄 é um dos requisitos primordiais na seleção. Deve ser elaborado dentro dos rigores metodológicos, normativos e de acordo com a redação científica. É por meio deste que, a banca avaliadora, analisa a aderência do projeto à linha de pesquisa, o amadurecimento do candidato ao assunto e o domínio da escrita. No Doutorado isso é ainda mais importante, levando-se em consideração também a originalidade da proposta e o grau de inovação.
- A entrevista é uma oportunidade de você expor suas expectativas e o porquê da escolha pelo programa. Expresse o tempo de dedicação que você pretende dar ao curso, e se tiver interesse de tempo integral, esclareça a opção de ter bolsa de pesquisa. Demonstre foco e seja sincero no seu propósito! Afinal, esse processo será por um longo período.
- Finalmente, a aprovação! Porém, é só o início de uma longa jornada. Dedicação à execução de disciplinas, na elaboração de publicações científicas, em participação em eventos e na execução da pesquisa, para posterior feitura da dissertação ou tese. Essa atividades farão parte da nova rotina.
- E no caso da não aprovação, continue tentando, prepare-se melhor, mantenha o currículo atualizado e busque aprimorar o projeto de pesquisa. A concorrência é grande em determinados programas, dependendo da área de conhecimento e da universidade.
Saiba Mais: Blog do pós-graduando https://posgraduando.com
Quer conferir a Parte II? Segue o link: https://adrianacarlaoliveiraphd.wordpress.com/2019/08/26/o-que-voce-precisa-saber-sobre-processo-seletivo-para-mestrado-e-doutorado-parte-ii/