Cada vez mais estamos enfrentando a busca por novos conhecimentos específicos e por titulações para entrar no desafiante mercado de trabalho ou melhorar onde nosso status profissional. Dentre os motivos para essa busca, está o sonho de realizar uma pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de Mestrado e Doutorado.
Como já passei por essa “estrada” de processos seletivos, vou listar algumas coisinhas que podem fazer toda a diferença pra você!
- Tenha certeza de que é necessário reservar um tempo, se possível alguns meses que antecedem ao processo seletivo, para fazer o seu planejamento acadêmico. Feito isso, estabeleça um cronograma para que você possa se organizar e fazer dar tudo certo.
- Faça uma pesquisa prévia nos programas de pós-graduação do seu interesse, observe alguns detalhes importantes como: o corpo docente, as disciplinas ensinadas por lá e os critérios exigidos para a seleção.
- Identifique um possível orientador. Dê uma checada no currículo e a linha de pesquisa que o mesmo atua, assim as chances de que haja uma afinidade com a sua pesquisa é bem maior! E se puder, tente um contato preliminar para ver se há interesse em sua pesquisa.
Saiba Mais: Blog do pós-graduando https://posgraduando.com
Portfólio Digital: https://adrianacarlaoliveiraphd.wordpress.com/category/ciencia-tecnologia/
Pingback: O que você precisa saber sobre processo seletivo para Mestrado e Doutorado (Parte II) – Adriana Carla Oliveira