Quando estamos tratando da Lei Geral de Proteção de Dados fica muito claro que é uma legislação voltada para proteger a privacidade do cidadão, não é mesmo? De uma maneira mais profunda e estruturada, temos hoje no Brasil uma Lei (LGPD) que protege nossos dados de vazamentos e usos indevidos.
Porém, quando falamos sobre o assunto, muitas pessoas ainda acham que se trata de algo inerente à Segurança da Informação. Mas há diferenças que precisamos deixar claras.
A Segurança da Informação é uma área do conhecimento que visa proteger não apenas dados armazenados, mas sistemas e outros tipos de informações. A proteção de dados precisa de um bom sistema de segurança para que não seja violada, mas esta é uma área bem mais abrangente.
Por isso que para a implementação da LGPD funcionar, precisamos de uma equipe multidisciplinar, porque proteger os dados de seus clientes ou usuários requer cuidados que vão para além de um “antivírus” ou um “bom sistema de armazenamento de dados”. Ela precisa ser pensada desde o momento da coleta daquele dado.
Para quem precisa de treinamento nesse processo, estou com várias oportunidades que vão desde palestras até workshops in company (presencial ou online).