Como elaborar a problemática, questão-problema e hipótese do seu Projeto de Pesquisa

A problemática fala sobre questões que despertam o interesse e inquietam, sobre o assunto geral. Tudo isso com base nas reflexões de leituras prévias e necessidades do pesquisador/instituição/sociedade. 

É o momento em que o pesquisador expõe as inquietações sobre o problema (social, cultural, científico, tecnológico) e norteará as discussões e possíveis propostas de soluções sobre a temática em estudo. 

O problema de pesquisa, segundo Barral (2007), relaciona-se com o foco do trabalho. Traduz a pergunta que se pretende responder ao final do trabalho científico.  

Maaaas, não se esqueça sobre a questão-problema. Que deve ser elaborada na forma interrogativa, clara, precisa e objetiva.

Feito o problema, levanta-se também a hipótese . É uma propositura (observação, comparação, dedução) que se faz na tentativa de verificar a validade da resposta existente para um problema ao final da pesquisa. Definir hipóteses, não é algo tão fácil, mas são possíveis respostas, que irão responder ou refutar a questão-problema.

Saiba Mais: ABNT: NBR 15287:2011 – Projeto de Pesquisa. http://www.abnt.org.br/normalizacao/lista-de-publicacoes/abnt 

CONDURÚ, Marise Teles. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Normas, Critérios e Procedimentos. 2.ed. Belém: EDUFPA, 2006. p. 31 – 38. MATTAR, João. Metodologia Científica na Era da Informática. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *