▪️ A Introdução é a parte inicial de todo trabalho científico e deve ter: contextualização, problemática, questão-problema ou pergunta de partida, hipótese, objetivos (geral e específicos), metodologia (método, tipo de pesquisa, instrumento de coleta, tipo de análise) e a justificativa.
Apresenta-se, em texto breve, o tema da pesquisa, seguido de sua contextualização e delimitação, além do problema, objetivos e justificativa. (A delimitação do tema significa situá-lo no tempo, no espaço e da discussão teórica).
▪️ O Tema é o assunto principal a ser desenvolvido em seu texto dissertativo e argumentativo. De forma, o assunto deve ser de interesse e conhecimento prévio do pesquisador e também esteja vinculado e tenha aderência à linha de pesquisa do programa de pós-graduação ou grupo de pesquisa em que se pretende participar ou já é integrante.
Não se esqueça que o tema deve ter relevância e contribuição para a Ciência, a Instituição em que integra ou relaciona-se muitas vezes à área de atuação do Pesquisador que conhece tão bem os problemas de sua realidade. Massss de forma primordial, deve ser um assunto importante para a Sociedade, ou grupo.
▪️ O Título da Pesquisa, por fim, reflete o tema, o assunto escolhido, direciona à questão de pesquisa e deve expressar a ideia principal.
Saiba Mais:
ABNT: NBR 15287:2011 – Projeto de Pesquisa. http://www.abnt.org.br/normalizacao/lista-de-publicacoes/abnt
CONDURÚ, Marise Teles. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: Normas, Critérios e Procedimentos. 2.ed. Belém: EDUFPA, 2006.
MATTAR, João. Metodologia Científica na Era da Informática. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.