Proveniência dos dados científicos

Na Ciência Aberta, a classificação dos dados está relacionada também à proveniência (origem) em diferentes contextos de pesquisas. Estudiosos afirmam que são três os referidos contextos de pesquisas: observacionais, experimentais e computacionais. Vamos conhecer eles de uma forma mais detalhada?

▪️ Dados observacionais: são frutos de observações diretas de pesquisas, associadas a lugares e tempo específicos.

▪️ Dados experimentais: resultantes de experimentos primários, tal como nos fenômenos observacionais, nem sempre podem ser reproduzidos com a mesma precisão, em virtude das condições experimentais únicas.  

▪️ Dados computacionais: um conjunto diferente de considerações se aplica quando falamos desse tópico em específico. Gerados pela interação homem-máquina, através de situações, VR (virtual reality) ou resultados que ocorreram de manipulações computacionais.

Atualmente, grande quantidade de dados de pesquisa são gerados e processados por meio de diversos recursos computacionais. Dessa forma, a replicação de modelos, simulações e ferramentas computacionais, agregadas a uma extensa documentação relacionada a entrada dos metadados em software e repositórios específicos fazem parte do processo de investigação nos moldes da Ciência Aberta.

A publicação de pesquisas reproduzíveis é um dos principais objetivos da ciência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *