Enfoques Epistemológicos da Ciência Aberta

O fio condutor da ciência contemporânea tem como ponto de mudança o seu modelo vigente de comunicação científica. Com ênfase na publicação dos resultados de pesquisa para o modelo emergente nomeado da e-Science, com foco no uso e reuso de dados de pesquisa abertos.

A tecnologia interage com o fluxo da comunicação científica. E essa interação é importante para o avanço científico, social e cultural nessa nova forma do fazer científico. Na atualidade, transformações estão cada vez mais dinâmicas e velozes, e parte disso se deve à aplicação das tecnologias que suportam a inovação, inclusive nas investigações científicas.

Carvalho e Morris (2014) afirmam que numa concepção epistemológica, a ciência tem o potencial, mais do que qualquer outro empreendimento humano, para revelar verdades epistemológicas; mas somente através do processo de ceticismo, crítica e criatividade que nos aproximamos de um entendimento qualificado dos fenômenos na ciência.

Os dados de pesquisa são os protagonistas da ciência moderna. É o fazer científico, baseado no compartilhamento e na colaboração das investigações científicas. Cuja finalidade é a de torná-los acessíveis para uso, reuso e reprodutibilidade que se constitui a pesquisa aberta.

Saiba mais:
OLIVEIRA, Adriana Silva de Oliveira. Desvendando a autoralidade colaborativa na e-science sob a ótica dos direitos de propriedade intelectual. 2016. 300 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8849

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *