Para implementar a LGPD é preciso conhecer a legislação, mas não só isso. Vou apresentar hoje 5 passos para fazer esse processo na sua Organização.
O primeiro passo é a mobilização inicial que inclui: alinhamento da equipe, capacitações em Privacidade de Dados e LGPD, criação de grupos de trabalho e avaliação preliminar da privacidade de dados.
O segundo passo é o diagnóstico em que é criado um Data Mapping. Nessa fase se realiza o diagnóstico dos setores e a gestão de processos e subprocessos. Analisa-se o fluxo de dados dentro de cada setor.
Terceiro passo: Criação do Inventário de Dados que é o registro de operações durante o processo de coleta, tratamento e armazenamento dos dados na Organização. Documentação das operações, mitigando riscos, registrando todo o processo preliminar.
Quarto passo: Governança preliminar que constitui entender o que tem de políticas, de processos, de jurídico, de tecnologias para que a partir desse momento se tenha subsídios para criar um plano de adequação.
Quinto passo: Elaboração do Plano de Trabalho e de um Projeto de Adequação à LGPD.
Em nossa Oficina de Implementação da LGPD que acontecerá dia 15, Daniel Beltran e eu falaremos sobre como esses passos se concretizam na prática das Organizações públicas e privadas.
Faça agora mesmo a sua inscrição e garanta essa experiência riquíssima! Faça aqui sua inscrição: http://bit.ly/oficinalgpd